sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Resenha do Filme Olga - Por Willian Martins/8ºsérie B

Clique em comentários e leia o texto da aluna Raquel Medeiros da 8º série B. Você também pode colaborar  com o blog compartilhando conosco sua visão do filme, deixe seu comentário.



O filme se passa nos anos 30 quando Luiz Carlos Prestes queria fazer uma revolução no Brasil. Prestes já tinha fugido uma vez do país mas resolveu voltar clandestinamente quatro anos depois na companhia de Olga Benário, alemã, judia, que também defendia o comunismo. Os dois se apaixonaram, mas quando chegaram ao Brasil e tentaram fazer a revolução, deu tudo errado. Porque nem o povo e nem setores do exército (que havia prometido ajuda) apoiaram o movimento.

Com essa falha no plano, Getúlio Vargas conseguiu facilmente prender as pessoas que fizeram parte dessa tentativa de revolução, torturando eles. Quando prendeu Prestes e Olga, deportou-a para a Alemanha, e deixou-o preso, mas antes dela ser deportada, deixou o recado que estava grávida.

Olga teve sua filha, ficando com ela até o momento em que seu leite materno acabou. Quando sua filha foi tomada a força. A criança ficou com a mãe de Luis Carlos Prestes, anos depois, Olga ficou sabendo que a filha estava viva e com a avó. Olga morreu na câmara de gás e Prestes saiu anos mais tarde da prisão.

Gostei muito do filme e em minha opinião, é um dos melhores do cinema brasileiro.

sábado, 22 de setembro de 2012

Representações do Mar Tenebroso por Alunos da 6º série

No século XV as vésperas das Grandes Navegações que resultaram na chegada dos europeus as terras que mais tarde ficariam conhecidas como América e Brasil. O Oceano Atlântico era considerado o Mar Tenebroso. Tratava-se da expressão do desconhecimento e do temor, uma vez que neste período o Atlântico ainda era pouco explorado pelos navegadores da época. Assim surgiram diversos mitos e lendas de que em determinados pontos do oceano haviam monstros enormes e assustadores que destruiriam as embarcações, águas ferventes nas proximidades da Linha do Equador e cataratas gigantescas no "fim do mundo" (naquela época ainda se tinha dúvida quanto ao fato da Terra ser "redonda"). As ilustrações a seguir foram realizadas por alunos da 6º série A como atividade da aula de História, "por uma questão prática foram selecionados apenas dois trabalhos, entretanto, a turma toda produziu excelentes ilustrações que expressam o significado do termo Mar Tenebroso" (professor Henrique).      


                        Ilustração realizada pela aluna Maria Gabriela - 6ºsérie A

                      Ilustração realizada pelo aluno João Vítor - 6ºsérie A

quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Filme Vista Minha Pele

Leia também os comentários dos alunos:

Título: Vista a Minha Pele
Tipo de Conteúdo: documentario
Diretor: Joel Zito Araújo
Disponível em:
Gênero: Educativo
Nacionalidade: Brasil
Produtora: CEERT - Centro de Estudos e Relações de Trabalho e Desigualdades
Fonte:  Blog Cine Cool

Sinopse: VISTA A MINHA PELE" é uma divertida paródia da realidade brasileira, para servir de material básico para discussão sobre racismo e preconceito em sala-de-aula. Nesta história invertida, os negros são a classe dominante e os brancos foram escravizados.

Maria, é uma menina branca pobre, que estuda num colégio particular graças à bolsa-de-estudos que tem pelo fato de sua mãe ser faxineira nesta escola. A maioria de seus colegas a hostilizam, por sua cor e por sua condição social, com exceção de sua amiga Luana, filha de um diplomata que, por ter morado em países pobres, possui uma visão mais abrangente da realidade. Maria quer ser "Miss Festa Junina" da escola, mas isso requer um esforço enorme, que vai desde a predominância da supremacia racial negra (a mídia só apresenta modelos negros como sinônimo de beleza), a resistência de seus pais, a aversão dos colegas e a dificuldade em vender os bilhetes para seus conhecidos, em sua maioria muito pobres. Maria tem em Luana uma forte aliada e as duas vão se envolver numa série de aventuras para alcançar seus objetivos.

Vencer ou não o Concurso não é o principal foco do vídeo, mas sim a disposição de Maria em enfrentar essa situação. Ao final ela descobre que, quanto mais confia em si mesma, mais possibilidades ela tinha de convencer outros de sua chance de vencer.
Duração: 23 min 41 seg

Idioma (áudio):Português