sexta-feira, 24 de julho de 2009

Visita ao Parque Estadual da Cantareira Núcleo Cabucu

por professor Henrique
Como parte do projeto de educação ambiental que vem sendo desenvolvido na E.E. Dona Chiyo Yamamoto, alunos e professores visitaram o Parque Estadual da Cantareira Núcleo Cabucu. Os estudantes aprenderam um pouco mais sobre o sistema de abastecimento de água na cidade de Guarulhos e também realizaram uma trilha ecológica em meio a mata atlântica.

Assim como no trabalho de campo já realizado anteriormente nas imediações da escola, a visita ao parque foi orientada por monitores do SAAE, que explicaram sobre o histórico do parque e sua importância como área de preservação ambiental. Também participaram da atividade os professores Marcos Paulo (Biologia), Rivaldo Mendes (Matemática) e José Henrique (História/Geografia).

O SAAE forneceu onibus e monitores para a atividade.

Foram realizadas duas trilhas a do Tapiti, mais leve com diversas araucárias no percurso. E a da Jaguatirica com muitos bambus e pinheiros (foto acima).



A área da bacia do Cabuçu tem 24 km2, o volume de água da represa do Cabuçu é de 1.776.000 m3 com vazão firme de 371 litros/segundo.

A barragem do Cabuçu foi construída inteiramente com concreto armado e é considerada em todos os livros de engenharia, a primeira grande obra pública que empregou o concreto em larga escala (História da Engenharia no Brasil- Pedro Carlos da Silva Telles). O concreto usado na barragem do Cabuçu vinha da Inglaterra, em barris de madeira. (fonte site Ace Guarulhos)

A Estação de Tratamento de Água do parque abastece cerca de 100 mil pessoas da região do Cabuçu e Recreio São Jorge. O restante do municipio é abastecido por um conjunto de barragens que estão em Mairiporã , Nazaré Paulista e região, com aproveitamento dos rios: Juquerí, Atibainha, Cachoeira e Jaguarí. As varias barragens estão interligadas por tuneis e canais abertos e recebem o nome de Sistema Cantareira. Outra parte é comprada da Sabesp.
Museu do Parque com representações da fauna e flora local.


Maquete do Parque Sanitário Pedreiras.


Professores da Escola Chiyo Yamamoto (da esq. para dir. Rivaldo, Marcos Paulo e Henrique).

4 comentários:

  1. parabens!
    muito bom o blog professor..

    tem mais fotos??

    se tiver manda pro meu e-mail

    john@contabilidadediaslima.com

    flw abraço

    ResponderExcluir
  2. Show de bola!Parabéns a todos.Fico feliz em fazer parte desse projeto,mais ainda em conjunto com colegas (profissionais) como Prof. Henrique e Prof.Marcos Paulo e nossos queridos alunos.Oportunidade única de conhecer na prática um pouco mais sobre o abastecimento de água de nossa cidade e a importância da preservação ambiental.
    Prof. Rivaldo

    ResponderExcluir
  3. Produzir água potável não é fácil. Requer investimento de grandes cifras para construir estações de tratamento e comprar os insumos necessários para purificá-la. A qualidade da água tratada depende do seu uso. É de vital importância para a saúde pública que a comunidade conte com um abastecimento seguro que satisfaça as necessidades domésticas tais como o
    consumo, apreparação de alimentos e a higiene pessoal. Para alcançar este propósito devem ser cumpridas uma série de normas de qualidade (física, química e microbiológica), de tal maneira que a água esteja livre de organismos capazes de originar enfermidades e de qualquer mineral ou substância orgânica que possa prejudicar a saúde.

    parabens por ensentivar os alunos levando a esse passeio para conhecer o siatema de agua
    esta otimo o blog
    lais 3°B

    ResponderExcluir
  4. Professores vcs estao de parabens pelo perojeto ver de perto adorei em sala de aula fazer esse projeto.... continue assim fazendo as pessoas pensarem e agir de forma que deve ser ajudando o nosso planeta
    bjs**

    ResponderExcluir