- Introdução sobre o Petróleo e Pré – Sal.
– Autossuficiência (Refinarias em funcionamento).
– Pré-Sal e Desafios.
– Evolução da Matriz Brasileira de Energia – de 1940 á 2009. (lenha, biomassa, hidráulica, petróleo, carvão mineral, gás natural e nuclear.)
– Matrizes de energia (balanço dos recursos energéticos que o país tem ou compra.)
– Legislação para extração das jazidas do Pré – Sal.
Orientados pelo professor Rivaldo Gonçalves Mendes - Matemática e acompanhados pelos professores Eliane Marta (Literatura), Bruno Soares Vitorino (Física), Marcos Paulo (Biologia), Flávio Estefânio (Geografia), Dagoberto Manoel (Química) e Lidiane Menezes (Psicologia),os quais dentro do conhecimento de suas respectivas áreas fizeram inferências pertinentes ao tema abordado. Dessa forma foi possível explorar a interdisciplinaridade. Nossos alunos fizeram as apresentações para banca de professores acima citados. Nesse contexto os alunos superaram nossas expectativas e ficaram satisfeitos com as apresentações. Pedagogicamente foi uma experiência incrível. Nós ,professores pontuamos as habilidades positivas como:- conhecimento, reflexão, iniciativa, desenvoltura, postura, interação, trabalho em equipe, entre outras, e o mais importante o protagonismo. Para nossos futuros alunos concluintes do Ensino Médio desejamos que essa pequena iniciativa, sirva de base para suas futuras atividades educacionais e profissionais. Agradeço a paciência e desempenho de nossos alunos, a colaboração da professora Josélia (Coordenadora Pedagógica), e de todos os professores envolvidos.
Pequeno Histórico sobre Pré - Sal:
O Pré - Sal (significa antes do Sal / antes da formação da Camada de Sal.). É a camada do subsolo oceânico que armazena petróleo em rochas porosas sob uma grossa camada de sal, a cerca de 7 km abaixo da superfície da água em uma faixa que vai do estado de Espírito Santo a Santa Catarina. A extração começou em 2008, o Pré - Sal tem entre 30 bilhões e 200 bilhões de barris de petróleo previstos a serem explorados no Brasil.Tendo em vista que os recursos do Pré – Sal serão utilizados para melhora da Educação no país.
Profº Rivaldo G. Mendes - 2011.
SEGUE ABAIXO MAIS IMAGENS:
Esse trabalho precisou de muito esforço para ser completado com a qualidade que foi feito. um esforço não só mental, mas um esforço físico pois foi necessário ficar horas na frente de um computador ou até mesmo passar a noite acordado para conseguir fazer parte do trabalho.
ResponderExcluirmesmo assim eu adorei participar desse projeto, foi uma experiencia incrível e completa-lo com os meus amigos foi melhor ainda.
Ass: Diego. O bonitão da foto principal. rsrs